quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Consumidor de olho na validade dos produtos ganha bonificação no supermercado!


Uma parceria entre do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) e a Associação de Supermercados de Brasília (Asbra), vem beneficiando aqueles consumidores preocupados com a data de vencimento dos produtos colocados à venda nas prateleiras e gôndolas dos supermercados do Distrito Federal.
Graças ao acordo, vigente desde 2013 e renovado, com algumas alterações, em dezembro de 2015, o consumidor que encontrar um produto fora do prazo de validade, avisar o estabelecimento e comprar um igual em boas condições de consumo terá o direito de receber outros cinco itens idênticos. Essa é a regra da Campanha De Olho na Validade, cujo objetivo é evitar que mercadorias impróprias sejam colocadas à venda.
Participam da campanha todas as redes associados da Asbra — cerca de 220, de acordo com a entidade, incluindo pequenas e grandes redes e a lista dos participantes pode ser acessada na página da associação na internet.

Regras

Pelo acordo entre o Procon-DF e a Asbra, a bonificação independe da quantidade de artigos vencidos localizados, ou seja, mesmo que alguém encontre dez refrigerantes vencidos, o bônus é limitado a cinco itens.
Se não houver o produto em estoque, o consumidor pode escolher um similar de mesmo preço. Caso não haja equivalente, a pessoa deve optar por outro da mesma seção. No entanto, se o valor desse for superior ao do item vencido, deve-se pagar a diferença; se a mercadoria for mais barata, o comprador fará jus ao crédito correspondente em outros produtos. De acordo com o regulamento, não é possível receber crédito em dinheiro.
O Procon-DF informa aos consumidores que a campanha fica suspensa todos os dias entre meia-noite e 6h59, já que esse período é reservado para que os fornecedores retirem os itens vencidos.

Mudanças

Segundo o diretor-geral do Procon-DF, Paulo Márcio Sampaio, uma das mudanças mais significativas está na quantidade de produtos recebidos. “No modelo anterior, a cada item identificado fora do prazo, o consumidor tinha o direito de receber outro em troca”, explica o diretor-geral .
“O acordo não exime a responsabilidade do fornecedor de apresentar produtos com validade, com qualidade. O que se busca é, por parte da população, um auxílio aos fornecedores na identificação do que precisa ser substituído”, esclarece o diretor-geral do Procon-DF. Já que, segundo ele, o interesse do instituto não é multar estabelecimentos, mas fazer com que os serviços sejam bem prestados e as relações de consumo, equilibradas.

Não associado

Quando o consumidor encontrar artigos fora da validade em estabelecimentos não associados à Asbra, a recomendação é procurar o Procon por telefone, pessoalmente ou pelo aplicativo do instituto. Se tiver adquirido um produto dessa forma, deve-se buscar uma solução com o estabelecimento e, caso necessário, procurar o Procon-DF. 

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